O Voo de Ícaro ou o património perdido no "currículo do futuro"
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URI: http://hdl.handle.net/10481/58911Metadatos
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Universidad de Granada. Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales
Materia
Discurso educativo Patrimonio cultural Currículo escolar Conhecimento escolar Cultura e línguas clássicas Conocimiento escolar Cultura y lenguas clásicas
Fecha
2019-09Referencia bibliográfica
Damião, M. H., Martins, I. (2019). O Voo de Ícaro ou o património perdido no "currículo do futuro". UNES Universidad, escuela y sociedad, (7), 12-24. [http://hdl.handle.net/10481/58911]
Resumen
O apelo ao corte com o passado em nome de um
futuro “melhor” está longe de ser novo no discurso
educativo. As duas mais recentes passagens de
século aproximam-se na ênfase que imprimem a
esse apelo, sendo os seus argumentos da mesma
natureza. Situando-se no presente, as autoras deste
artigo interrogam a urgência de fazer valer, a uma
escala global, o “currículo do futuro” no qual se vê
descartado o conhecimento humanístico, artístico e
científico dado como “inútil” num mundo tecnológico
onde a “felicidade” grassará. De modo particular, analisam o caso da cultura e línguas clássicas, por ser o
mais evidente em termos de prejuízo na transmissão
de património cultural e civilizacional a que a escola
está obrigada. Detêm-se num projecto levado a cabo
em Portugal, por parte de investigadores, professores
e políticos, no sentido de evitar a sua extinção. La invitación a romper con el pasado en nombre de
un futuro “mejor” no es algo nuevo en el discurso educativo. Los dos últimos pasos de siglo se aproximan
en el énfasis que imprimen a esta llamada, siendo sus
argumentos de similar naturaleza. Situándose en el
presente, las autoras de este artículo se interrogan
sobre la urgencia de hacer valer, a una escala global,
un “currículo del futuro” que descarte el conocimiento
humanístico, artístico e científico, considerado como
“inútil” en un mundo tecnológico donde la felicidad
crecerá. Analizan en particular el caso de la cultura
y lenguas clásicas por ser el más evidente, en términos de perjuicio en la transmisión del património
cultural. Se detienen en un proyecto llevado a cabo
en Portugal, por parte de investigadores, profesores y
políticos orientado a evitar su extinción.